Saiba como funciona os 4 estágios da memória
O cérebro é formado por mais de 85 bilhões de células especiais, os neurônios. Elas são responsáveis por captar, transmitir, armazenar e resgatar informações e tanto o raciocínio como a memória dependem dos neurônios.
Nós possuímos 4 estágios ligados à memória, o primeiro é nosso estado de atenção, o segundo é a compreensão, o terceiro é o armazenamento das informações e o quarto estágio é a recuperação. Conheça cada um deles abaixo:
Estado de atenção: estado em que o cérebro tenta adivinhar o que vai acontecer. É o que acontece quando se desce ou sobe uma escada, o cérebro se condiciona ao tamanho do degrau e já não é preciso olhar para ele para continuar e os passos são constantes.
Compreensão: trata-se do raciocínio e da lógica ligados à compreensão que desenvolvemos ao longo da vida sobre tudo que ocorre em nossa jornada, desde um raciocínio sobre uma conta matemática até o entendimento de um sorriso.
Armazenamento das informações: tudo que ocorre ou é lido, escutado, visto e sentido, será armazenado. Com o aumento de informações recebidas com o advento da internet, o cérebro tem capacidade limitada de armazenar e automaticamente irá selecionar o que armazenar e o que resgatar.
Recuperação: é como o cérebro irá regatar aquela informação que foi armazenada. Associações com sensações, como odores, imagens e sons aumentam e facilitam a recuperação destas memórias.
O bom desempenho da nossa memória no dia a dia vai depender principalmente destes 4 itens e é essencial para a aprendizagem, por exemplo!
Dra. Andrea Esquivel CRN/SP: 3050 – Especialista em Gastronomia, Gastroenterologia e Marketing de Alimentos / Nutricionista.